Projeto



  1. JUSTIFICATIVA

O contato com a poesia sempre esteve presente em nossas vidas, seja nas cantigas de roda, nas parlendas, nos trava-línguas ou nas adivinhas da nossa infância. Também esteve presente nos bilhetinhos, frases de amor, nas agendas ou músicas que ouvimos na adolescência. Para muitos de nós a poesia se perde com o passar dos anos e alguns culpam a escola por essa perda.
Acreditamos, porém, que a escola pode e deve ser um lugar onde a aproximação com a poesia aconteça concretamente, permitindo ao aluno, conhecer autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético, através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia.
O Projeto “A Poesia Fora da Estante” trabalhará e desenvolverá as quatro habilidades comunicativas nos educandos através de poemas. Consequentemente serão realizadas pelos mesmos, atividades de pesquisas, análise, interpretação, exposição de ideias, composições, reescrita e reestruturação, atividades essas nas quais o aluno poderá expor suas emoções através dos recursos tão expressivos da linguagem poética.
Ao propormos o projeto temos também à intenção de criar nos alunos uma familiaridade com a poesia, de modo que eles pudessem relacioná-la com as diferentes linguagens das demais disciplinas componentes do currículo e que pudessem também reconhecê-la e vivenciá-la como linguagem nas situações mais cotidianas.


  1. OBJETIVO GERAL

Familiarizar o aluno com a poesia, através do conhecimento dos poetas de sua Terra para que tenham prazer em ler e ouvir poemas e, sobretudo, para que se sintam motivados a expor suas emoções, criar e brincar com as palavras, deixando dessa maneira sua imaginação fruir.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Investigar e resgatar a história dos poetas são-borjenses motivados pelo objetivo de enriquecer o estudo sobre a produção literária local;
- Pesquisar vida e obra dos poetas de São Borja;
- Divulgar os trabalhos pesquisados e expô-los em lojas, entidades, praças, escolas e meios de transportes do município, bem como buscar alternativas sugeridas pela escola;
  • Expor os trabalhos realizados na Feira do Livro do município;
  • Participar e auxiliar na organização do evento em homenagem aos poetas na Feira do Livro;
  • Valorizar os resultados do trabalho individual e coletivo, celebrando o sucesso alcançado;
  • Publicar as atividades desenvolvidas no Blog A Poesia Fora da Estante, criado pela Secretaria Municipal de Educação e compartilhado com as escolas.



  1. METODOLOGIA

A emoção se manifesta em cada ser humano de forma diferente. Jorge Luis Borges ao refletir sobre o enigma da poesia, diz, citando o bispo de Berkeley, que uma maçã, ao ser degustada, tem o seu gosto não em si mesma, nem na boca que a come. É preciso o contato entre elas. O mesmo ocorre com o livro em uma biblioteca. Em si ele é um objeto físico num mundo de objetos físicos, mas quando aparece o leitor certo, as palavras, ou antes, a poesia que há nelas, “saltam para a vida e temos a ressurreição da palavra.” O escritor argentino afirma ainda que a poesia é antes e acima de tudo “uma paixão e um prazer” e que não podemos defini–la, tal como não conseguimos definir o gosto do café, da cor vermelha, do pôr–do–sol.
O Projeto A Poesia Fora da Estante fundamenta–se nessa intenção borgiana de “ressuscitar a palavra poética”, retirando–a da estante e permitindo que ela “salte para a vida”, ainda que o ponto de partida inicial esteja restrito ao ambiente escolar. E o entendimento da poesia como paixão e prazer não é no sentido de absorver um texto palatável, do ler por ler, mas no sentido de que, quanto mais o aluno se apropria do texto poético, participando como coautor na construção do seu significado, mais rica será a experiência estética e melhor ele promoverá o exercício crítico, criativo e expressivo da linguagem.
As atividades desenvolvidas Projeto A Poesia Fora da Estante visam aproximar dos alunos o Poeta e suas obras editadas, dessa maneira os mesmos desenvolverão uma observação mais apurada dos elementos com os quais as palavras se entrelaçam em uma poesia, oportunizando o acesso à linguagem poética e expressando suas emoções ao descrever o que o poeta transmite na sua obra.
Além disso, o Projeto proposto também dará condições ao educando, através das habilidades desenvolvidas de ampliar sua capacidade comunicativa e sua inserção no espaço em que vive, tornando-o um aluno mais motivado, mais participativo e mais questionador, ampliando suas possibilidades de aprendizagem.
O projeto “A Poesia fora da Estante” será desenvolvido nas seguintes etapas:

1ª FASE
1ª Etapa:
O Projeto será apresentado para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental em reunião realizada com bibliotecárias, agentes de biblioteca, supervisora pedagógica e Secretaria Municipal de Educação. Será escolhido por cada Escola um poeta para que possa iniciar a pesquisa sobre a bibliografia e biografia do mesmo.
A Escola decidirá com os alunos a forma e onde irão divulgar seus trabalhos. Após o consenso deverão informar a SMEd via documento oficial sua decisão.

2ª Etapa:
Conversar com os alunos sobre poesia, procurar saber se conhecem alguns poetas da cidade, se conhecem poesias, se gostam ou não e por quê.
Desafiá-los a compreender que a poesia está presente nas atividades mais cotidianas, no sentido de não marginalizá-la no âmbito escolar aproximando dessa maneira o aluno leitor da poesia.
3ª Etapa:
Apresentar o A Projeto Poesia Fora da Estante aos alunos, bem como o autor escolhido para sua Escola ressaltando a importância de conhecer e ser capaz de apreciar poesias, encontrar entre eles (alunos), algum que já tenha memorizado e saber qual a sua preferida, mostrar credibilidade no potencial e na capacidade de cada um, de forma a trabalharem intensamente, produzindo e aprendendo. Propor que participem das atividades e mostrem o que sabem de maneira criativa e responsável.



2ª FASE

4ª Etapa:
O Poeta, ou um familiar, será convidado pela Escola via documento oficial, que também deverá ser encaminhado a Secretaria Municipal de Educação - SMEd- para conhecer o resultado do trabalho realizado. Essa divulgação dos resultados será denominada “Um Cafezinho com o Autor”.

5ª Etapa:
A culminância do Projeto será uma mostra dos trabalhos realizada e um evento que terá participação dos poetas homenageados, “Encontro com o Poeta”, na Feira do Livro 2013, que será realizada no início do mês de outubro do corrente ano, na Praça XV de Novembro, no estande da SMEd. Fica sob responsabilidade de cada escola o contato com o poeta para convidá-lo para o evento na Feira do Livro. A data e o horário serão comunicados pela SMEd com antecedência.

6ª Etapa: Publicação dos resultados obtidos em blog criado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Oficina de Blogs: dia 11 de junho – 8h30min – EMEF Neith Aragon Motta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!